Bem-vindo(a) a Filtros Inflow

Bem-vindo(a) a Filtros Inflow

Últimos Adicionados

Nenhum produto no carrinho.

As melhores dicas para conservar o motor do seu carro

Muitos quilômetros rodados não significa que o motor de um veículo é ruim, e o mesmo vale para o contrário. A depender dos hábitos de um motorista, o motor do carro pode se desgastar muito e até fundir com pouquíssimo tempo de uso. Nenhum fabricante produz veículos com motores de baixa durabilidade, de modo que podemos esperar que os nossos motores sobrevivam por muito tempo. Isso, é claro, exige cuidados constantes, sensatez na hora de dirigir e algumas visitas a um especialista para garantir que não há nenhum problema se desenvolvendo silenciosamente. Abaixo, listamos 4 dicas para que você saiba como agir para manter o  motor do seu veículo saudável por muito mais tempo.

Gerencie bem a sua velocidade

Se você está em alta velocidade e precisa frear e reduzir bruscamente a velocidade, o câmbio deve acompanhar essa mudança. Rodar em rotação excessivamente baixa significa forçar o motor de forma nociva à sua saúde. Do mesmo modo, não é interessante esperar muito para trocar a marcha ao aumentar a velocidade. Fique atento ao som produzido pelo motor ao solicitar a mudança de marcha. É um som um tanto incômodo.

De olho no conta-giros

Veículos munidos de conta-giros indicam, através de uma faixa vermelha (limite de corte), o momento no qual o próprio sistema do carro começa a cortar os giros para evitar a quebra de algum componente. Geralmente, atingir esse nível significa velocidade demasiadamente alta para a marcha engatada e uma pressão extremamente perigosa sobre o motor. Essa dica segue o mesmo raciocínio da anterior e podemos ainda chamar a atenção para os malefícios de, uma vez em quinta marcha, atingir velocidades excessivamente altas. Trata-se de risco altíssimo de acidente.

Não ande com o filtro de ar sujo

Muitas pessoas negligenciam o momento de se trocar o filtro de ar, que não pode esperar muito. Um filtro entupido evita a entrada de ar limpo no motor, obrigando-o a trabalhar com uma mistura rica, ou seja, com mais gasolina e menos ar. O veículo consome mais combustível, atua em desempenho inferior e ainda sofre com os resíduos que, em quantidade excessiva, acabam entrando no motor. No médio e longo prazo, o risco de fundir é altíssimo, especialmente se você trafega em locais com muita poeira, terra e pedras. Para não ter essa constante preocupação, você pode optar por trocar o seu filtro de ar original por um filtro de ar especial, que possui maior capacidade filtrante e uma vida útil muito maior.

Não atrase a troca do óleo

O óleo também é um componente importantíssimo e sua troca não pode ser atrasada. Ele é responsável por lubrificar os componentes do motor, facilitando o seu funcionamento e atenuando o atrito entre as peças. Quando sujo, perde sua capacidade lubrificante e as peças sofrem desgaste muito maior. Verifique a indicação do seu fabricante e só utilize o óleo indicado especificamente para o seu veículo. A troca do óleo inclui, obviamente, a troca do filtro de óleo. Postos de gasolina especializados em serviços podem fazer a troca do óleo do seu carro rapidamente, assim como oficinas e concessionárias.

Deixe uma resposta