Bem-vindo(a) a Filtros Inflow

Bem-vindo(a) a Filtros Inflow

Últimos Adicionados

Nenhum produto no carrinho.

Filtros de Ar Esportivo

  • Filtros INflow - os filtros de ar ecologicamente corretos

    Ver a natureza pedir socorro e se revoltar contra a humanidade, fenômenos climáticos resultantes do descaso com o meio ambiente e presenciar o grave dano que a vida humana vem causando ao planeta é muito frustrante, para dizer o mínimo. Saber que o nosso estilo de vida é nocivo para os ecossistemas realmente nos dá vontade de fazer algo para mudar ou, pelo menos, para minimizar o dano que causamos. Infelizmente, mudanças drásticas demais acabam por estar fora de cogitação para a maioria das pessoas. Afinal, estamos inseridos em diferentes contextos culturais e sociológicos. Porém, se cada um fizer a sua parte, ainda que uma pequena parte, já podemos considerar como uma grande vitória.

    Mas o que significa “fazer a sua parte?” Ora, é separar o lixo entre orgânicos, recicláveis e rejeitos, evitar sujar as ruas e estradas e ainda: evitar consumir produtos cujas empresas não possuem responsabilidade ambiental. Na atual conjuntura, empresas que prezam pelo meio ambiente e atuam para poluir menos e conscientizar seus clientes sobre a importância disso possuem maior credibilidade e maior tendência a absorver demandas daquelas que não o fazem. Hoje, vamos falar sobre como a Trytech conseguiu criar um filtro de ar para carro ecologicamente correto.

    Por que os filtros INflow são ecologicamente corretos?

    A Trytech buscou idealizar um filtro especial para carro que pudesse, de alguma forma, contribuir com o meio ambiente, já que a empresa possui responsabilidade ambiental. Assim, podemos começar falando a respeito do descarte de resíduos sólidos, que ainda é um grande problema em todo o mundo. Uma das chaves para se resolver a questão é diminuir a quantidade de resíduos que descartamos diariamente e, quando isso não é possível, separar o lixo reciclável para que empresas especializadas reutilizem o material e o insira novamente no mercado em vez de descartar no meio ambiente. Os filtros INflow possuem uma vida útil até quatro vezes maior do que filtros originais de algodão ou papel. Estes, devem ser trocados a cada 6 meses ou 10 mil km, enquanto os filtros INflow só precisam ser trocados a cada 2 anos ou 60 mil km. Enquanto nenhum dos dois chega ao seu limite de troca, só precisam ser lavados, de acordo com as instruções de fábrica. Assim, enquanto o consumidor supostamente descartaria o material equivalente a quatro filtros em dois anos, utilizando um filtro especial lNflow, descartará apenas um que é quase 100% reciclável.

    Outro fator que é importante mencionar é sobre a economia de combustível em longo prazo, que pode ter uma redução de até 10% quando comparado ao consumo do filtro original, considerando, obviamente, que este tem sua eficiência reduzida ao longo do tempo. À medida que os poros do filtro de algodão ou papel se entopem, ele se torna mais restritivo, fazendo com que a mistura dentro do motor exija mais combustível para compensar a falta de ar. Assim, o veículo “beberá” mais. A vantagem de um filtro especial INflow é que ele consegue atender às necessidades de filtragem e alimentação do motor, mesmo após algum tempo de uso, já que sua tecnologia é baseada em um meio filtrante que retém apenas partículas de poeira e sujeira. Para saber mais, clique neste link e fale com um consultor através do chat, em tempo real.

  • Por que o filtro de ar esportivo vale a pena? Confira fatores importantes na hora de adquirir o seu

    Muitos vídeos de testes têm circulado pela internet com o objetivo de apurar a diferença entre filtros de ar originais e filtros esportivos, de modo a selecionar os benefícios observados no veículo. Como as conclusões são as mais divergentes possíveis, preparamos este artigo para apontar o que realmente você irá obter ao adquirir um filtro de ar esportivo.

    É importante desmistificar todas as expectativas infundadas que circulam por aí, especialmente para quem gosta de fazer muitas alterações no carro. O filtro de ar do motor possui uma função específica, que é garantir a passagem de ar limpo para que a combustão ocorra dentro do motor, permitindo ainda uma mistura ideal entre o combustível e este ar filtrado. É importante esclarecer que os filtros originais de fábrica cumprem com essa função, assim como a maioria dos filtros de ar automotivos. Ora, se não fosse assim, sequer estariam no mercado, certo? A grande questão é: por quanto tempo? Que tipo de filtro tem uma filtragem adequada e cumpre melhor com essa tarefa de filtrar e permitir a passagem de ar de modo que o motor “respire” tanto quanto necessita?

    O que podemos adiantar é que os filtros originais não cumprem com essa função por tanto tempo quanto seria conveniente para o consumidor e isso se explica pelo fato de que os seus poros se entopem com as partículas de poeira e sujeira existentes no ar, cumprindo cada vez menos com a sua função filtrante ao longo do tempo. Embora a recomendação de troca seja de 6 meses ou 10 mil km, às vezes é preciso trocar antes, caso o veículo trafegue em um ambiente onde haja mais poeira do que o normal.

    O filtro de ar esportivo (ou especial) foi criado para otimizar a função filtrante. Ele vai mais longe e faz o que o filtro original não é capaz de fazer, especialmente quando consideramos o longo prazo. Vamos usar como exemplo os filtros esportivos INflow, da Trytech, que têm se destacado muito no mercado. Os filtros INflow são feitos de poliuretano especial, que é um material semelhante à espuma, muito resistente e eficiente no que diz respeito à filtragem. O poliuretano especial possui poros distribuídos aleatoriamente em toda a sua constituição, permitindo que, mesmo sujando-se e entupindo boa parte dos poros, o ar continue entrando livremente para o motor, enquanto a sujeira é retida continuamente pela espuma. Quando chegar o momento de checagem (6 meses), basta lavar o filtro como indicado no manual e recolocá-lo no lugar. Ele dura cerca de 4 vezes mais do que o original.

    Alguns mitos

    Testes instantâneos dificilmente conseguem abranger todos os benefícios do filtro especial. Isso ocorre porque muitos desses benefícios só podem ser avaliados no médio e longo prazo, como a redução do consumo de combustível e o ganho de desempenho do veículo, que deve ser “sentido” pelo motorista na melhora de sua dirigibilidade.

    Um filtro esportivo consegue transformar o ronco do motor, tornando-o mais imponente, fazendo parecer mais agressivo. Porém, este não é o único benefício que o filtro esportivo oferece; é apenas uma consequência da melhora do fôlego. Outro apontamento importante é que o filtro, quando colocado fora da caixa, deve ser localizado onde há abundância de ar frio. Caso contrário, parte do potencial do filtro poderá ser desperdiçado.

  • O motorista ecológico - como é possível substituir componentes do veículo e diminuir o descarte de resíduos sólidos

    As questões referentes à proteção e preservação do meio ambiente infelizmente ainda não são encaradas com a devida seriedade. Embora muito já tenha sido feito em termos de conscientização, é preciso admitir que a humanidade ainda não tem a devida noção do dano que causa ao planeta vivendo do jeito que vive. Diante deste contexto é interessante celebrar cada família que decide separar o lixo reciclável do lixo orgânico, que opta por embalagens econômicas e que faz o que pode para diminuir o seu descarte.

    Imaginar que o mundo sofrerá uma drástica transformação e esse problema será resolvido dentro dos próximos anos não passa de ilusão. A questão ambiental será resolvida - sendo muito otimista - da forma mais difícil: com cada um fazendo a sua parte. Afinal, é mais ou menos assim que a poluição se dá - cada um descartando uma quantidade “x” de resíduos e rejeitos por dia, que se transformam em algo tão grande que as empresas de reciclagem, os aterros sanitários e o governo têm dificuldade de manejar. E com isso estamos nos referindo apenas à poluição através de resíduos sólidos, apenas para tornarmos a discussão mais fácil neste artigo. Embora a questão ambiental referente à poluição como um todo seja infinitamente abrangente, os economistas ecológicos acreditam que a melhora se dará da mesma forma - com cada um se conscientizando e fazendo a sua parte.

    O automóvel e o descarte de componentes

    Os automóveis ainda são grandes poluidores do meio ambiente como um todo, ao mesmo tempo que são indispensáveis para a vida tal qual a conhecemos. Por essa razão e buscando solucionar esta contradição, as marcas mais famosas do mundo se lançaram a uma tentativa de prover opções mais sustentáveis para o consumidor, que as aceita com a consciência mais tranquila, tanto quanto possível. Um exemplo que podemos apontar é o Prius, novo veículo híbrido da Toyota, que faz 18 km/l na cidade e funciona movido a combustível ou eletricidade.

    Com o mesmo objetivo, empresas que produzem e comercializam componentes para o veículo têm buscado reduzir o impacto ambiental e aqui precisamos citar os Filtros INflow da Trytech. Cuidando da responsabilidade ambiental da empresa e buscando contribuir para minimizar a questão do descarte de resíduos sólidos, a Trytech desenvolveu filtros de ar automotivos que podem ser lavados e reutilizados, cumprindo com a sua função de filtragem e passagem de ar limpo para o motor até 4 vezes mais do que os filtros de algodão ou papel, que geralmente vêm de fábrica nos automóveis. Quando você adquire o seu filtro INflow, recebe um manual de instruções para que você mesmo faça a lavagem do filtro, de modo que não há a necessidade de gastar com manutenção. O valor de investimento é um pouco mais alto do que o de um filtro de papel ou algodão. Porém, em longo prazo o valor retorna para o bolso do consumidor através de uma redução do consumo de combustível, do benefício à saúde do motor e do veículo e da desobrigação de trocar o filtro tão logo fique sujo.

    Ficou curioso sobre a tecnologia dos filtros INflow? Clique neste link e descubra tudo o que você precisa saber a respeito!

  • O que fazer para conservar a pintura original do seu veículo?

    A pintura automotiva é um fator muito importante para a aparência de um veículo e é capaz de afetar drasticamente o seu valor de revenda. Além disso, é muito desagradável tirar um carro brilhando de novo e verificar que com o tempo ele está ficando cada vez mais opaco e desbotado. Pensando nisso, muitas concessionárias oferecem, tão logo um veículo é vendido, o serviço de revestimento da pintura, que geralmente é bastante caro e não apresenta uma solução definitiva para o problema. Se, por um lado, você deixa o carro pra fora e não tem um local coberto para guardá-lo, o revestimento não dura e não apresenta uma boa relação custo-benefício. Por outro, quem possui garagem coberta para deixar o veículo o dia todo acaba por não precisar do serviço.

    Em todo caso, há quem prefira se prevenir e contratar este tipo de serviço, só para garantir. Porém, se o seu negócio é cuidado diário, este artigo vai te ajudar. Aqui, pretendemos derrubar alguns mitos e prover algumas sugestões eficientes para conservar o máximo possível a pintura do seu veículo de modo a manter a sua aparência de novo por muito mais tempo. É importante ressaltar que o mercado propõe muitas soluções que acabam não sendo efetivas e possuindo um custo alto.

    A “estopa” - sabe aqueles panos velhos que os lava a jatos e postos de gasolina tanto utilizam? Eles possuem uma razão para existir! Panos tradicionais, por mais macios que pareçam, podem ter uma trama áspera que arranha a lataria do veículo. Por essa razão, você sempre deve optar por esponjas especiais ou pela famosa “estopa”, caso resolva lavar o seu carro em casa. Mesmo que deseje apenas limpar uma mancha, nunca utilize papel ou um tecido duro para fazê-lo.

    Capas automotivas - o propósito da capa automotiva é justamente proteger a pintura do veículo contra a radiação solar. No entanto, é possível que faça justamente o contrário. Em muitos casos, o excesso de calor ou o acúmulo de água no plástico podem manchar a lataria do carro, fazendo com que você tenha prejuízos, os quais está querendo evitar. A capa automotiva é mais eficiente para evitar danos causados pela poeira ou excesso de água. No entanto, é importante que seja retirada com certa frequência e que o veículo não seja esquecido embaixo dela.

    Sombras de árvores - quem não adora uma sombra? Motoristas disputam pequenos espaços embaixo de árvores, para que seus veículos não sofram com a ação do sol. No entanto, é preciso ter cuidado com duas coisas: a seiva de alguns tipos de plantas e as fezes de alguns pássaros, que podem manchar a pintura. Se acaso você parar embaixo de uma árvore e algum pássaro lhe houver “premiado” o carro, lave imediatamente com água e shampoo. Não se esqueça de usar um tecido macio, caso deva esfregar!

    Polimento e lavagem - nem sempre o polimento é indicado em toda lavagem. Às vezes, só é recomendado para casos especiais, como para esconder alguns arranhões, por exemplo. Lavar o carro uma vez ao mês é suficiente para conservar sua pintura. Fuja das lavagens automáticas e das duchas com escovas e vassouras, pois suas cerdas certamente arranharão a pintura. Se possível, utilize uma cera protetora. Geralmente, o cuidado diário é bem mais eficaz do que quaisquer tipos de revestimento!

  • Quando um filtro de ar pode ser considerado restritivo? Saiba o que é importante avaliar em termos de qualidade de filtro de ar do motor

    De um modo geral, tudo o que as pessoas sabem ou julgam precisar saber sobre filtro de ar é a importância em trocá-los de seis em seis meses ou a cada dez mil quilômetros. E isso não está errado! No entanto, é importante considerar as oportunidades que deixamos de aproveitar. Em primeiro lugar, todos queremos economizar mais combustível, já que o preço do mesmo sobe a cada ano e esse aumento pesa bastante no orçamento, especialmente para quem depende do carro para ir trabalhar todos os dias, por exemplo. Além disso, é interessante também para todos prolongar a saúde da mecânica e do motor do automóvel, já que menos idas ao mecânico significa ter menos dores de cabeça e também significa economizar.

     

    O que muitas pessoas não sabem é que o filtro de ar tradicional, apesar de indicado, não é o que há de melhor no mercado em termos de economia e de benefícios ao veículo. O filtro original vem na maioria dos veículos, mas se torna excessivamente restritivo ao longo do tempo e quando chega o momento de trocá-lo, certamente o gasto de combustível já está bastante alto, sem mencionar a perda de desempenho no arranque e na aceleração. O filtro tradicional possui uma tecnologia que permite que as partículas de poeira entupam os seus pequenos poros, de modo que a entrada de ar para o motor fica muito comprometida.

    Assim, a mistura para a combustão não ocorre de forma adequada, já que é necessário mais combustível para que o veículo se desloque, não sendo isso o esperado pelo fabricante. Após a troca do filtro original por outro semelhante, a passagem do ar volta a ser satisfatória, mas apenas enquanto os poros ainda não estão comprometidos pela retenção da poeira. Para pessoas que trafegam em ambientes nos quais há muita presença de poeira (estradas de terra ou ambientes muito secos), a restrição é ainda maior e o filtro deve ser trocado com mais frequência. Portanto, o filtro pode ser considerado restritivo quando impede a entrada do ar para o motor na medida em que acumula partículas de poeira ou outros materiais.

    O diferencial dos filtros especiais - o que analisar como fator de qualidade?

    Em suma, um filtro de qualidade não oferece tanta restrição, ao mesmo tempo que não deixa passar partículas de poeira para dentro do motor. Portanto, para que um filtro seja considerado um produto superior aos outros, é importante que equilibre de forma satisfatória a restrição x filtragem. Afinal, filtros que permitem a entrada de poeira no motor podem danificá-lo gravemente.

    Nesse contexto, podemos indicar os filtros especiais como a chave da solução para este dilema. Filtros especiais como os filtros INflow, da Trytech, são compostos em sua maior parte por poliuretano, que é um plástico mais resistente e não há necessidade de efetuar sua troca com tanta frequência. Por mais que seja um investimento maior, o retorno é indiscutível: economia de combustível a longo prazo (considerando que o filtro especial não entope e fica menos restritivo), ganho de desempenho do automóvel, economia da troca do filtro (considerando que este filtro é lavável e reutilizável) e menos descarte de resíduos sólidos no meio ambiente. Quer saber mais sobre este filtro? Acesse o site www.filtrosinflow.com.br e digite o modelo do seu veículo para conhecer a melhor indicação.

  • Saiba como evitar abastecer com combustível adulterado

    O preço alto do combustível é sempre um entrave na vida dos motoristas. Devido à necessidade de percorrer longas distâncias de carro todos os dias, alternativas para minimizar os custos são sempre bem-vindas. Geralmente, a primeira opção é encontrar o posto de gasolina mais barato. A divergência de valores cobrados pode representar uma grande diferença no bolso no fim do mês. O único problema é que alguns desses postos não oferecem garantias de boa procedência do combustível e o resultado disso é que o mesmo pode ser adulterado. A gasolina adulterada contém outras substâncias que também geram combustão, mas que podem ser nocivas ao motor do veículo e a outros componentes. É possível, por exemplo, adicionar etanol à gasolina ou mesmo óleo diesel, que são combustíveis mais baratos, além de querosene e solvente de borracha (SPB ou benzina industrial). O resultado disso? Um consumo inferior, problemas no motor e perda de desempenho do veículo.

    Dito isso, não queremos afirmar que todos os postos sem uma bandeira forte possuem combustíveis adulterados. É importante ressaltar que tudo se trata de conhecer a procedência do combustível ou mesmo de analisar a resposta do veículo após o abastecimento. Essa última é uma forma ainda melhor de saber se você está rodando com um combustível de qualidade ou não. Afinal, nem sempre é possível conhecer o posto, especialmente nas grandes cidades. Por isso, nossa proposta é mostrar a você alguns sinais que o veículo apresenta, mostrando que o combustível que você está usando é adulterado, evitando assim que o seu filtro de combustível, motor e outros componentes sejam prejudicados e que você tenha muito mais prejuízos do que gostaria de imaginar.

    Perda de desempenho - com uma combustão pobre, o motor não consegue utilizar todo o seu potencial. O resultado disso é um carro “amarrado”, que parece não responder devidamente à aceleração.

    Consumo de combustível muito além do normal - o combustível adulterado é o famoso “barato que sai caro”. Alguns postos reduzem demais os valores para atrair mais clientes, oferecendo em troca um produto inferior. O consumo de combustível adulterado é muito maior. Portanto, observe se o seu veículo gastou muito em uma curta distância após o último abastecimento.

    Falhas na hora de dar partida - isso não é comum, especialmente em veículos que são novos. A falha na hora de dar partida é um grave sinal e você precisa descobrir o que está causando essa falha. Obviamente, um combustível ruim pode contribuir facilmente para que isso aconteça.

    Faça o teste e descubra alternativas melhores para economizar

    Você pode levar o seu veículo a uma oficina caso desconfie que está utilizando combustível adulterado. O custo gira em torno de trinta reais, caso a oficina realmente cobre, pois é comum que esse teste seja gratuito. Se deseja formas eficientes para economizar combustível, uma indicação é a troca do filtro de ar original pelo filtro esportivo. O filtro esportivo otimiza a filtragem, impedindo que os poros fiquem entupidos e impeçam a entrada de ar no motor. Com o filtro esportivo, a mistura para a combustão é quase sempre rica. Quer saber mais? Acesse: https://filtrosinflow.com.br/faq/.

  • Tudo o que é interessante saber sobre o filtro de ar esportivo - vale a pena fazer a troca?

    É comum que haja várias dúvidas a respeito do filtro de ar automotivo. No entanto, sanar essas dúvidas é essencial para a saúde do veículo, especialmente para os motoristas que não são tão atentos ao tempo correto de substituição dos componentes. A troca do filtro de ar no tempo indicado pelo fabricante é essencial para o bom funcionamento do motor e para o bom desempenho do veículo. No entanto, quem já sabe disso sabe também que existem tipos diversos de filtros no mercado e que podem trazer diferentes vantagens e desvantagens. Hoje falaremos sobre o filtro de ar especial e quando é mais interessante que você o adquira.

    Começando pelo básico

    É essencial, antes de tudo, falar a respeito da diferença de material de cada filtro. Os filtros originais de fábrica são compostos de papel ou algodão e cumprem com o seu papel, que é impedir que a sujeira entre no motor. À medida que acumulam sujeira, porém, mesmo antes do seu prazo de validade vencer, eles se tornam mais restritivos, impedindo que o ar entre e “sufocando a combustão”. A consequência disso é que o seu veículo pode apresentar um desempenho inferior. Veículos de competição, por exemplo, não podem utilizar filtros restritivos, pois isso pode comprometer a sua capacidade de arranque.

    O filtro especial

    Os filtros especiais são feitos de materiais mais resistentes - como o poliuretano - e, por isso, apresentam um resultado superior ao dos filtros originais. O filtro de espuma, por exemplo, possui uma tecnologia capaz de filtrar partículas ainda menores do que o original, sem que isso impeça a entrada do ar.

    Consumo de combustível

    O filtro especial pode proporcionar economia de combustível pelo fato de não impedir a entrada do ar, permitindo a mistura ideal entre combustível x ar. Além disso, o filtro especial também confere ao motor um ronco mais forte e mais “bonito” de se ouvir. Isso pode fazer com que muitos motoristas queiram desfrutar desse ronco com arrancadas mais ousadas e pisando mais fundo no acelerador. Esse tipo de direção pode gerar mais gastos. No entanto, para o uso comum, o filtro especial pode trazer economia de combustível, especialmente quando consideramos o médio prazo.

    Filtros mono fluxo e duplo fluxo

    Há diferentes tipos de filtros para diferentes veículos e motores. Por exemplo, para veículos com motores de até 1.6 cilindradas, os filtros mono fluxo, que possuem somente uma abertura para a entrada de ar, são mais indicados em termos de custo-benefício, já que estes motores exigem um fluxo de ar que apenas uma entrada é capaz de prover. Para motores acima de 1.6 cilindradas, o filtro duplo fluxo é mais indicado. Estes veículos gastam um pouco mais de combustível e precisam de mais ar para realizar uma mistura ideal e ter um bom desempenho. Os filtros duplo fluxo possuem entrada de ar do lado externo e também em sua parte superior. Quer saber qual é o filtro mais indicado para o seu veículo? Acesse este link, insira as especificações do seu veículo e confira os filtros especiais INflow.

  • Filtro de ar do motor, filtro de óleo e filtro do ar condicionado - saiba o que é importante para manter a saúde do seu veículo

    Você pode pensar que é impossível que alguém possa confundir os três tipos de filtros, mas cuidado - a mecânica pode ser um desafio para alguns motoristas. Isso se explica pelo fato de que nem todo mundo é interessado em saber a respeito do funcionamento do próprio veículo. Tudo o que importa é que ele funcione e que cumpra com a proposta pela qual foi comprado. No entanto, por mais que seja extremamente comum que alguns motoristas não saibam absolutamente nada a respeito do funcionamento mecânico dos seus veículos, a conscientização a respeito do cuidado com alguns componentes é sempre válida, sendo o principal objetivo deste artigo.

    O fabricante fornece a todos os motoristas as instruções necessárias para o bom funcionamento do veículo e sua manutenção simples a longo prazo. No entanto, essas informações podem estar nos manuais de instruções e poucos se atentam a parar um segundo para dar uma olhada neles. É certo que temos motoristas mais apaixonados por mecânica que avaliam e estudam o aspecto mecânico do veículo de acordo com o tempo de utilidade, de uma forma minuciosa. Porém, esse tempo e disposição está muito longe de ser para todos. Entre um e outro, o ideal é se atentar para aquilo que pode te deixar na mão em um dia qualquer ou danificar gravemente partes importantes como o motor do seu carro, por exemplo. Saber o suficiente para conservar o seu carro pode te salvar de algumas adversidades e também aliviar o seu bolso.

    Distinção dos três tipos de filtros

    O filtro de ar do motor é essencial para que o carro se locomova às custas do ar e do combustível. Afinal, os dois componentes geram a combustão do motor e fazem o veículo se movimentar devidamente. O desafio do filtro de ar é fazer com que o ar entre limpo no motor e em quantidades suficientes para que a combustão ocorra mediante uma mistura ideal de combustível e ar. A troca semestral ou anual do filtro é extremamente necessária, tanto pela economia de combustível quanto para evitar que o motor funcione de forma inferior ao esperado ou fique danificado pela sujeira. É possível também aumentar o desempenho do veículo, modificar o seu ronco e obter uma considerável economia de combustível a longo prazo através da troca do filtro de ar comum por um filtro especial, como os filtros INflow da Trytech.

    O filtro do ar condicionado possui função semelhante, porém com relação ao ar condicionado e ao ambiente no interior do veículo. O filtro de ar retém as impurezas do ar antes que este adentre o veículo, garantindo a devida oxigenação e refrigeração para os passageiros e motoristas. O filtro de ar também deve ser trocado periodicamente, especialmente quando se trafega em terrenos com grande incidência de poeira. Sentir mau cheiro ao ligar o ar condicionado ou um baixo desempenho do mesmo pode ser um sinal de que é hora de fazer a troca. O filtro de óleo, por sua vez, deve também ser trocado a uma frequência semestral ou a cada 10.000 km rodados. Ele garante que o óleo lubrificante do motor esteja livre de impurezas e que o mesmo não seja danificado durante a lubrificação. O valor dessa troca em um carro 1.0 pode custar cerca de 150 reais, a depender do local que realiza a troca e do tipo de marca e produto.

  • A importância no momento da escolha por um filtro de ar de poliuretano em substituição ao original (de papel).

    O filtro de ar é uma das peças mais importantes de um veículo, pois o funcionamento do motor depende diretamente da qualidade do filtro e que venha a desempenhar corretamente a sua função. Os filtros de ar são comumente feitos de papel, isso se deve ao fator custo - filtros de papel são mais baratos de se produzir - especialmente quando consideramos grandes quantidades, que é o caso das montadoras. O filtro de papel atende tranquilamente o requisito de filtragem de ar para o motor, porém algumas empresas têm buscado inserir filtros de poliuretano em veículos de maior valor agregado, buscando otimizar o desempenho, a economia e reduzir a poluição do meio ambiente.

    Na maioria dos casos, os filtros de ar devem ser trocados a cada 10.000 ou 15.000 quilômetros rodados, como indicam as concessionárias. Esta estimativa pode variar de acordo com o tipo de ambiente no qual você transita com o seu veículo, o modo como você dirige, o nível de qualidade do combustível que utiliza e ainda outros fatores. Os fabricantes de filtros de ar tradicionais (papel/algodão) sempre possuem claras recomendações quanto aos intervalos de troca dos filtros, inclusive estes recomendam a troca a cada 5.000 quilômetros, permitindo que não haja grandes perdas de desempenho. Porém, para garantir que o seu veículo não seja prejudicado, você pode verificar se o seu filtro deve ser trocado antes mesmo do prazo indicado, passando em algum posto de combustível ou mesmo por conta própria.

    Motor fundido

    Muitas pessoas acreditam que um filtro sujo não pode fundir o motor de um veículo, mas essa questão carece de esclarecimentos. Na verdade, o filtro sujo pode sim danificar o motor a ponto de fundi-lo, mas só depois de  um tempo considerável rodando sem trocar o filtro. Com o passar do tempo, os filtros entopem e impedem a passagem de ar, de modo que o motor exige mais combustível para funcionar e, assim, você começará a sentir o prejuízo no bolso. O motor passa a trabalhar “sofrendo” e você pode danificar boa parte da mecânica do seu automóvel se insistir em rodar por aí nessas condições. Se você não gosta de ter preocupações nesse sentido, não há nada melhor do que trocar o  filtro comum do motor do seu veículo por um de poliuretano da INflow. Os filtros da INflow são reutilizáveis e possuem uma vida útil que chega a ser 4 vezes maior do que a dos filtros comuns, bastando seguir as recomendações do fabricante. O INflow é um investimento - além de ser reutilizável, e alivia o consumo de combustível. Além dos benefícios citados, ao trocar o filtro original por um filtro de poliuretano INflow,  é possível observar uma melhora no desempenho do seu carro, já que a passagem de ar é mais fluída do que permitem os filtros originais. A TryTech possui filtros para diferentes tipos de veículos, utilidades e terrenos. Assim, se você, por exemplo, transita muito por estradas de terra, pode investir em filtros específicos Off-Road para auxiliar ainda mais na retenção de impurezas. Experimente utilizar em seu veículo um filtro de ar INflow, economizando combustível e colaborando com o meio ambiente.

  • Conheça as vantagens de trocar o filtro de ar original do motor do seu veículo por um filtro especial

    O filtro de ar do seu carro sempre será uma peça para a qual você nunca poderá deixar de dar atenção, assim como acontece com a troca do óleo, do filtro de ar condicionado e outros componentes. Ao adquirir um veículo novo ou usado é importante estar ciente de que você adquiriu também muitas responsabilidades e isso inclui o devido cuidado indicado pelo fabricante. Antes de falar sobre os filtros especiais, precisamos mencionar a importância do filtro de um modo geral.

    O filtro de ar do seu veículo pode afetar o meio ambiente, o seu bolso e a saúde do seu motor caso esteja sujo, restritivo em excesso ou deixando passar muitas partículas de sujeira e ar. O filtro de ar trabalha de forma eficiente quando trabalha em equilíbrio, e esse equilíbrio consiste em reduzir ao máximo a entrada de partículas de sujeira deixando passar a quantidade ideal de ar para o interior do motor, permitindo um bom desempenho e um gasto coerente de combustível.

    O filtro sujo, especialmente quando é o filtro original de papel, é bastante restritivo e representa um gasto muito maior de combustível. Ele é eficiente quando falamos de filtragem, mas essa eficiência é baseada em restrição de ar. Assim, é comum que o motorista sinta o carro “amarrado” tão logo o filtro se suja. Mesmo quando é novo, o ganho de potência é irrelevante. É preciso considerar também que o uso excelente deste filtro dura pouquíssimo tempo, já que ele se suja rapidamente. A recomendação dos fabricantes, de um modo geral, é que seja trocado de 6 em 6 meses ou a cada 10 km. É importante checá-lo até antes de atingir esses números quando se trafega com frequência na zona rural, devido a uma maior incidência de poeira.

    Os filtros especiais e as soluções propostas

    O filtro especial foi criado considerando as necessidades de um proprietário de veículo, independente do uso que faça do mesmo. O filtro especial é composto de um material mais resistente e a filtragem se utiliza de tecnologias mais complexas e materiais superiores aos dos filtros de papel. Os filtros de gaze são superiores devido ao material utilizado, embora se valham da mesma tecnologia que os filtros originais. Os filtros de espuma - considerada hoje como o produto que mais atinge a demanda por equilibrar o bom funcionamento do filtro - são superiores em material e tecnologia, que é totalmente diferente do filtro original e também do filtro de gaze.

    A vantagem principal do filtro especial em termos de utilidade é que o usuário não precisa se preocupar tanto com sua troca, não precisa descartá-lo a cada seis meses e pode trafegar com a tranquilidade de consumir o combustível necessário (nada mais que isso, ao menos em razão do filtro) para um bom desempenho do veículo. O filtro especial permite um deslocamento mais livre, mais obediente e evita que o motor corra o risco de fundir por motivo de sujeira. Para veículos de corrida e rally, o filtro de ar deve ser trocado de qualquer forma e isso evidencia a questão do ganho de potência de que tanto ouvimos falar. Um filtro restritivo não dá ao motor a chance que ele merece de efetuar o arranque e atingir a potência necessária. Para não prejudicar esse tipo de motor - que não custa nada barato - a necessidade se concentra em ter um filtro que permita que o máximo de poeira seja filtrado.   Os ganhos também abrangem questões ambientais como o descarte de resíduos e a exploração de recursos. Os motoristas conscientizados a respeito deste tipo de causa certamente evitarão o descarte de material comprando um filtro que não necessita  ser trocado em tão pouco tempo. A isso, soma-se a questão do gasto moderado de combustível, cuja fonte não é renovável.

1-10 de 16

Página:
  1. 1
  2. 2