Bem-vindo(a) a Filtros Inflow

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  • O motorista ecológico - como é possível substituir componentes do veículo e diminuir o descarte de resíduos sólidos

    As questões referentes à proteção e preservação do meio ambiente infelizmente ainda não são encaradas com a devida seriedade. Embora muito já tenha sido feito em termos de conscientização, é preciso admitir que a humanidade ainda não tem a devida noção do dano que causa ao planeta vivendo do jeito que vive. Diante deste contexto é interessante celebrar cada família que decide separar o lixo reciclável do lixo orgânico, que opta por embalagens econômicas e que faz o que pode para diminuir o seu descarte.

    Imaginar que o mundo sofrerá uma drástica transformação e esse problema será resolvido dentro dos próximos anos não passa de ilusão. A questão ambiental será resolvida - sendo muito otimista - da forma mais difícil: com cada um fazendo a sua parte. Afinal, é mais ou menos assim que a poluição se dá - cada um descartando uma quantidade “x” de resíduos e rejeitos por dia, que se transformam em algo tão grande que as empresas de reciclagem, os aterros sanitários e o governo têm dificuldade de manejar. E com isso estamos nos referindo apenas à poluição através de resíduos sólidos, apenas para tornarmos a discussão mais fácil neste artigo. Embora a questão ambiental referente à poluição como um todo seja infinitamente abrangente, os economistas ecológicos acreditam que a melhora se dará da mesma forma - com cada um se conscientizando e fazendo a sua parte.

    O automóvel e o descarte de componentes

    Os automóveis ainda são grandes poluidores do meio ambiente como um todo, ao mesmo tempo que são indispensáveis para a vida tal qual a conhecemos. Por essa razão e buscando solucionar esta contradição, as marcas mais famosas do mundo se lançaram a uma tentativa de prover opções mais sustentáveis para o consumidor, que as aceita com a consciência mais tranquila, tanto quanto possível. Um exemplo que podemos apontar é o Prius, novo veículo híbrido da Toyota, que faz 18 km/l na cidade e funciona movido a combustível ou eletricidade.

    Com o mesmo objetivo, empresas que produzem e comercializam componentes para o veículo têm buscado reduzir o impacto ambiental e aqui precisamos citar os Filtros INflow da Trytech. Cuidando da responsabilidade ambiental da empresa e buscando contribuir para minimizar a questão do descarte de resíduos sólidos, a Trytech desenvolveu filtros de ar automotivos que podem ser lavados e reutilizados, cumprindo com a sua função de filtragem e passagem de ar limpo para o motor até 4 vezes mais do que os filtros de algodão ou papel, que geralmente vêm de fábrica nos automóveis. Quando você adquire o seu filtro INflow, recebe um manual de instruções para que você mesmo faça a lavagem do filtro, de modo que não há a necessidade de gastar com manutenção. O valor de investimento é um pouco mais alto do que o de um filtro de papel ou algodão. Porém, em longo prazo o valor retorna para o bolso do consumidor através de uma redução do consumo de combustível, do benefício à saúde do motor e do veículo e da desobrigação de trocar o filtro tão logo fique sujo.

    Ficou curioso sobre a tecnologia dos filtros INflow? Clique neste link e descubra tudo o que você precisa saber a respeito!

  • Economizar combustível, contribuir com o meio ambiente e evitar acidentes - entenda porque dirigir de forma sensata é mais vantajoso

    Embora todos os motoristas se considerem pessoas civilizadas ou, ao menos, inofensivas, é bastante comum que, ao entrar em um carro, as pessoas mudem o seu comportamento de forma repentina. Agressões, xingamentos, competitividade infundada e uma falta de paciência absurda compõem o dia a dia do trânsito de muitas cidades brasileiras. Embora errar seja humano - e todo mundo dê aquela “barbeirada” de vez em quando - ninguém tem a menor tolerância quando é o outro que está fazendo. Se um veículo apaga e causa um engarrafamento, imediatamente o seu condutor se torna alvo de vários outros motoristas enfurecidos a ofendê-lo. Além de lidar com o problema no carro, que já é uma situação tensa, ainda precisa ter cabeça fria para não se deixar levar pela falta de paciência alheia.

    Todos estamos sem tempo e sempre atrasados, mas quantos minutos ganharemos a mais xingando outro motorista ou simplesmente dirigindo como pilotos de fuga? Nas estradas, é bastante comum que motoristas sequer pensem em aguardar a terceira faixa ou mesmo o fim da faixa contínua para fazer uma ultrapassagem perigosa e proibida. Temos veículos potentes, confortáveis e seguros quando somos motoristas racionais e sensatos. E embora esse argumento não seja suficiente para convencer muitas pessoas a pegar leve no volante e aliviar o peso do pé, há a questão da economia de combustível, que pode ser muito mais convincente. Aqui, apresentaremos alguns comportamentos no volante que fazem com que as pessoas visitem com muito mais frequência o posto do que se dirigissem com um pouco mais de calma.

    Mantenha a distância!

    Todos sabemos que manter pouco mais de três metros de distância entre você e o outro veículo é uma questão de segurança. Porém, colar na traseira dos outros carros pode fazer você gastar mais. Freadas bruscas e acelerações repentinas por diversas vezes consomem mais combustível do que uma velocidade relativamente constante.

    No engarrafamento…

    Muitas pessoas se perguntam o que fazer em momentos de engarrafamento (ou congestionamento). Afinal, fica a dúvida o que é mais conveniente para o veículo: desligar o motor, manter em primeira marcha ou ponto morto? Neste caso, depende de quanto tempo você acredita que vai ficar parado. Se for mais do que um ou dois minutos, é mais válido desligar o motor.

    Velocidade de segurança

    Os limites de velocidade são variáveis nas rodovias brasileiras e também nas cidades. Porém, dirigir acima de 120 km/h representa um gasto de combustível que não é compensatório quando falamos de velocidade e desgaste do veículo. Em outras palavras, dirigir um pouco mais devagar no mesmo percurso pode representar uma grande diferença no seu tanque de combustível.

    Esquentar o motor

    Quando a partida não pega de primeira, é bastante comum que a tentativa seja forçar novamente para “esquentar” o motor. Isso não funciona nos veículos modernos. Quando isso acontece, pode ser devido a uma qualidade inferior do combustível usado para o abastecimento ou até mesmo problemas técnicos, sendo importante levar o veículo para a assistência técnica, caso a situação seja recorrente.

  • O que fazer para conservar a pintura original do seu veículo?

    A pintura automotiva é um fator muito importante para a aparência de um veículo e é capaz de afetar drasticamente o seu valor de revenda. Além disso, é muito desagradável tirar um carro brilhando de novo e verificar que com o tempo ele está ficando cada vez mais opaco e desbotado. Pensando nisso, muitas concessionárias oferecem, tão logo um veículo é vendido, o serviço de revestimento da pintura, que geralmente é bastante caro e não apresenta uma solução definitiva para o problema. Se, por um lado, você deixa o carro pra fora e não tem um local coberto para guardá-lo, o revestimento não dura e não apresenta uma boa relação custo-benefício. Por outro, quem possui garagem coberta para deixar o veículo o dia todo acaba por não precisar do serviço.

    Em todo caso, há quem prefira se prevenir e contratar este tipo de serviço, só para garantir. Porém, se o seu negócio é cuidado diário, este artigo vai te ajudar. Aqui, pretendemos derrubar alguns mitos e prover algumas sugestões eficientes para conservar o máximo possível a pintura do seu veículo de modo a manter a sua aparência de novo por muito mais tempo. É importante ressaltar que o mercado propõe muitas soluções que acabam não sendo efetivas e possuindo um custo alto.

    A “estopa” - sabe aqueles panos velhos que os lava a jatos e postos de gasolina tanto utilizam? Eles possuem uma razão para existir! Panos tradicionais, por mais macios que pareçam, podem ter uma trama áspera que arranha a lataria do veículo. Por essa razão, você sempre deve optar por esponjas especiais ou pela famosa “estopa”, caso resolva lavar o seu carro em casa. Mesmo que deseje apenas limpar uma mancha, nunca utilize papel ou um tecido duro para fazê-lo.

    Capas automotivas - o propósito da capa automotiva é justamente proteger a pintura do veículo contra a radiação solar. No entanto, é possível que faça justamente o contrário. Em muitos casos, o excesso de calor ou o acúmulo de água no plástico podem manchar a lataria do carro, fazendo com que você tenha prejuízos, os quais está querendo evitar. A capa automotiva é mais eficiente para evitar danos causados pela poeira ou excesso de água. No entanto, é importante que seja retirada com certa frequência e que o veículo não seja esquecido embaixo dela.

    Sombras de árvores - quem não adora uma sombra? Motoristas disputam pequenos espaços embaixo de árvores, para que seus veículos não sofram com a ação do sol. No entanto, é preciso ter cuidado com duas coisas: a seiva de alguns tipos de plantas e as fezes de alguns pássaros, que podem manchar a pintura. Se acaso você parar embaixo de uma árvore e algum pássaro lhe houver “premiado” o carro, lave imediatamente com água e shampoo. Não se esqueça de usar um tecido macio, caso deva esfregar!

    Polimento e lavagem - nem sempre o polimento é indicado em toda lavagem. Às vezes, só é recomendado para casos especiais, como para esconder alguns arranhões, por exemplo. Lavar o carro uma vez ao mês é suficiente para conservar sua pintura. Fuja das lavagens automáticas e das duchas com escovas e vassouras, pois suas cerdas certamente arranharão a pintura. Se possível, utilize uma cera protetora. Geralmente, o cuidado diário é bem mais eficaz do que quaisquer tipos de revestimento!

  • Quando um filtro de ar pode ser considerado restritivo? Saiba o que é importante avaliar em termos de qualidade de filtro de ar do motor

    De um modo geral, tudo o que as pessoas sabem ou julgam precisar saber sobre filtro de ar é a importância em trocá-los de seis em seis meses ou a cada dez mil quilômetros. E isso não está errado! No entanto, é importante considerar as oportunidades que deixamos de aproveitar. Em primeiro lugar, todos queremos economizar mais combustível, já que o preço do mesmo sobe a cada ano e esse aumento pesa bastante no orçamento, especialmente para quem depende do carro para ir trabalhar todos os dias, por exemplo. Além disso, é interessante também para todos prolongar a saúde da mecânica e do motor do automóvel, já que menos idas ao mecânico significa ter menos dores de cabeça e também significa economizar.

     

    O que muitas pessoas não sabem é que o filtro de ar tradicional, apesar de indicado, não é o que há de melhor no mercado em termos de economia e de benefícios ao veículo. O filtro original vem na maioria dos veículos, mas se torna excessivamente restritivo ao longo do tempo e quando chega o momento de trocá-lo, certamente o gasto de combustível já está bastante alto, sem mencionar a perda de desempenho no arranque e na aceleração. O filtro tradicional possui uma tecnologia que permite que as partículas de poeira entupam os seus pequenos poros, de modo que a entrada de ar para o motor fica muito comprometida.

    Assim, a mistura para a combustão não ocorre de forma adequada, já que é necessário mais combustível para que o veículo se desloque, não sendo isso o esperado pelo fabricante. Após a troca do filtro original por outro semelhante, a passagem do ar volta a ser satisfatória, mas apenas enquanto os poros ainda não estão comprometidos pela retenção da poeira. Para pessoas que trafegam em ambientes nos quais há muita presença de poeira (estradas de terra ou ambientes muito secos), a restrição é ainda maior e o filtro deve ser trocado com mais frequência. Portanto, o filtro pode ser considerado restritivo quando impede a entrada do ar para o motor na medida em que acumula partículas de poeira ou outros materiais.

    O diferencial dos filtros especiais - o que analisar como fator de qualidade?

    Em suma, um filtro de qualidade não oferece tanta restrição, ao mesmo tempo que não deixa passar partículas de poeira para dentro do motor. Portanto, para que um filtro seja considerado um produto superior aos outros, é importante que equilibre de forma satisfatória a restrição x filtragem. Afinal, filtros que permitem a entrada de poeira no motor podem danificá-lo gravemente.

    Nesse contexto, podemos indicar os filtros especiais como a chave da solução para este dilema. Filtros especiais como os filtros INflow, da Trytech, são compostos em sua maior parte por poliuretano, que é um plástico mais resistente e não há necessidade de efetuar sua troca com tanta frequência. Por mais que seja um investimento maior, o retorno é indiscutível: economia de combustível a longo prazo (considerando que o filtro especial não entope e fica menos restritivo), ganho de desempenho do automóvel, economia da troca do filtro (considerando que este filtro é lavável e reutilizável) e menos descarte de resíduos sólidos no meio ambiente. Quer saber mais sobre este filtro? Acesse o site www.filtrosinflow.com.br e digite o modelo do seu veículo para conhecer a melhor indicação.

  • Saiba como evitar abastecer com combustível adulterado

    O preço alto do combustível é sempre um entrave na vida dos motoristas. Devido à necessidade de percorrer longas distâncias de carro todos os dias, alternativas para minimizar os custos são sempre bem-vindas. Geralmente, a primeira opção é encontrar o posto de gasolina mais barato. A divergência de valores cobrados pode representar uma grande diferença no bolso no fim do mês. O único problema é que alguns desses postos não oferecem garantias de boa procedência do combustível e o resultado disso é que o mesmo pode ser adulterado. A gasolina adulterada contém outras substâncias que também geram combustão, mas que podem ser nocivas ao motor do veículo e a outros componentes. É possível, por exemplo, adicionar etanol à gasolina ou mesmo óleo diesel, que são combustíveis mais baratos, além de querosene e solvente de borracha (SPB ou benzina industrial). O resultado disso? Um consumo inferior, problemas no motor e perda de desempenho do veículo.

    Dito isso, não queremos afirmar que todos os postos sem uma bandeira forte possuem combustíveis adulterados. É importante ressaltar que tudo se trata de conhecer a procedência do combustível ou mesmo de analisar a resposta do veículo após o abastecimento. Essa última é uma forma ainda melhor de saber se você está rodando com um combustível de qualidade ou não. Afinal, nem sempre é possível conhecer o posto, especialmente nas grandes cidades. Por isso, nossa proposta é mostrar a você alguns sinais que o veículo apresenta, mostrando que o combustível que você está usando é adulterado, evitando assim que o seu filtro de combustível, motor e outros componentes sejam prejudicados e que você tenha muito mais prejuízos do que gostaria de imaginar.

    Perda de desempenho - com uma combustão pobre, o motor não consegue utilizar todo o seu potencial. O resultado disso é um carro “amarrado”, que parece não responder devidamente à aceleração.

    Consumo de combustível muito além do normal - o combustível adulterado é o famoso “barato que sai caro”. Alguns postos reduzem demais os valores para atrair mais clientes, oferecendo em troca um produto inferior. O consumo de combustível adulterado é muito maior. Portanto, observe se o seu veículo gastou muito em uma curta distância após o último abastecimento.

    Falhas na hora de dar partida - isso não é comum, especialmente em veículos que são novos. A falha na hora de dar partida é um grave sinal e você precisa descobrir o que está causando essa falha. Obviamente, um combustível ruim pode contribuir facilmente para que isso aconteça.

    Faça o teste e descubra alternativas melhores para economizar

    Você pode levar o seu veículo a uma oficina caso desconfie que está utilizando combustível adulterado. O custo gira em torno de trinta reais, caso a oficina realmente cobre, pois é comum que esse teste seja gratuito. Se deseja formas eficientes para economizar combustível, uma indicação é a troca do filtro de ar original pelo filtro esportivo. O filtro esportivo otimiza a filtragem, impedindo que os poros fiquem entupidos e impeçam a entrada de ar no motor. Com o filtro esportivo, a mistura para a combustão é quase sempre rica. Quer saber mais? Acesse: https://filtrosinflow.com.br/faq/.

  • Tire a dúvida: dirigir em ponto morto traz maior economia de combustível ou isso não passa de um mito?

    É bastante comum que os motoristas optem pelo ponto morto, seja com a gasolina na reserva ou não. Tão logo suspeitam que “descer no embalo” pode fazer com que o carro pare de consumir gasolina, esta prática se torna um hábito diário. Qualquer embalo é motivo para colocar o veículo em ponto morto e descer “na banguela”. Com o tempo, muitos motoristas sequer se dão conta do que estão fazendo, de tão habituados que se tornam. Mas é importante se perguntar se isso é ou não uma vantagem. Afinal, a lógica parece ser simples: sem acelerar, não se consome gasolina e muitos motoristas que entendem de mecânica acreditam nisso.

    Embora ainda haja algumas divergências, o portal Autostart nos diz que não há economia de combustível enquanto o veículo está em ponto morto. Na verdade, o que ocorre é o contrário: em veículos com injeção eletrônica o consumo pode ser ainda maior caso esteja em uma descida. Assim, um veículo em marcha lenta ou em ponto morto exige combustível para funcionar e só encerra o gasto quando está na quinta marcha, que é quando o veículo entende estar rodando através do próprio embalo. Além disso, pode haver um maior consumo com esta prática devido ao fato da necessidade, em muitos casos, de se acionar a marcha para subir quando o declive acaba. O ponto morto ainda pode trazer diversos problemas para o veículo a longo prazo, como para o câmbio, que tem sua lubrificação interrompida; desgaste dos freios e até mesmo risco de acidentes, já que o motorista perde parte do controle do veículo e pode ter problemas para fazer uma curva imprevista ou acelerar rapidamente.

    Quer economizar combustível? Considere a troca do seu filtro de ar

    A forma mais fácil de economizar combustível é trocando o filtro de ar do motor. Embora muitas pessoas não saibam, o equilíbrio do fluxo de ar para dentro do motor é uma forma de economizar combustível, especialmente quando consideramos a longo prazo. Portanto, não se trata simplesmente de trocar o filtro original por outro dentro do prazo estipulado (dessa forma você não economiza, mas deixa de gastar mais do que o esperado), e sim trocar o filtro original por um filtro especial.

    Um exemplo de filtro especial amplamente utilizado no mercado são os filtros INflow, da Trytech. Compostos em sua maior parte por poliuretano, estes filtros otimizam a passagem do ar para dentro do motor ao mesmo tempo que conseguem filtrar de forma mais eficiente as impurezas, bem como partículas de poeira que podem se aproximar da entrada do motor. Os filtros INflow conseguem manter a qualidade de filtragem a longo prazo, enquanto os filtros originais se tornam restritivos demais. Os poros ficam entupidos de poeira e a passagem do ar é menor, de modo que o motor exige mais combustível para trabalhar com menos ar do que deveria. É quando o carro fica mais “amarrado”, com um desempenho ruim e fazendo com que você tenha que ir mais vezes ao posto de gasolina.

  • Tudo o que é interessante saber sobre o filtro de ar esportivo - vale a pena fazer a troca?

    É comum que haja várias dúvidas a respeito do filtro de ar automotivo. No entanto, sanar essas dúvidas é essencial para a saúde do veículo, especialmente para os motoristas que não são tão atentos ao tempo correto de substituição dos componentes. A troca do filtro de ar no tempo indicado pelo fabricante é essencial para o bom funcionamento do motor e para o bom desempenho do veículo. No entanto, quem já sabe disso sabe também que existem tipos diversos de filtros no mercado e que podem trazer diferentes vantagens e desvantagens. Hoje falaremos sobre o filtro de ar especial e quando é mais interessante que você o adquira.

    Começando pelo básico

    É essencial, antes de tudo, falar a respeito da diferença de material de cada filtro. Os filtros originais de fábrica são compostos de papel ou algodão e cumprem com o seu papel, que é impedir que a sujeira entre no motor. À medida que acumulam sujeira, porém, mesmo antes do seu prazo de validade vencer, eles se tornam mais restritivos, impedindo que o ar entre e “sufocando a combustão”. A consequência disso é que o seu veículo pode apresentar um desempenho inferior. Veículos de competição, por exemplo, não podem utilizar filtros restritivos, pois isso pode comprometer a sua capacidade de arranque.

    O filtro especial

    Os filtros especiais são feitos de materiais mais resistentes - como o poliuretano - e, por isso, apresentam um resultado superior ao dos filtros originais. O filtro de espuma, por exemplo, possui uma tecnologia capaz de filtrar partículas ainda menores do que o original, sem que isso impeça a entrada do ar.

    Consumo de combustível

    O filtro especial pode proporcionar economia de combustível pelo fato de não impedir a entrada do ar, permitindo a mistura ideal entre combustível x ar. Além disso, o filtro especial também confere ao motor um ronco mais forte e mais “bonito” de se ouvir. Isso pode fazer com que muitos motoristas queiram desfrutar desse ronco com arrancadas mais ousadas e pisando mais fundo no acelerador. Esse tipo de direção pode gerar mais gastos. No entanto, para o uso comum, o filtro especial pode trazer economia de combustível, especialmente quando consideramos o médio prazo.

    Filtros mono fluxo e duplo fluxo

    Há diferentes tipos de filtros para diferentes veículos e motores. Por exemplo, para veículos com motores de até 1.6 cilindradas, os filtros mono fluxo, que possuem somente uma abertura para a entrada de ar, são mais indicados em termos de custo-benefício, já que estes motores exigem um fluxo de ar que apenas uma entrada é capaz de prover. Para motores acima de 1.6 cilindradas, o filtro duplo fluxo é mais indicado. Estes veículos gastam um pouco mais de combustível e precisam de mais ar para realizar uma mistura ideal e ter um bom desempenho. Os filtros duplo fluxo possuem entrada de ar do lado externo e também em sua parte superior. Quer saber qual é o filtro mais indicado para o seu veículo? Acesse este link, insira as especificações do seu veículo e confira os filtros especiais INflow.

  • Motor sujo pode fazer veículos serem reprovados na vistoria do DETRAN

    Todo lavador de carros oferece uma “lavagem completa” na qual o motor do carro também é lavado. A maioria dos mecânicos arranca os cabelos diante desta prática, afirmando que as chances de danificar algumas peças do motor na lavagem são enormes. No entanto, rodar por aí com o motor sujo também pode render sérios problemas. Duvida? De acordo com o DETRAN, se o seu veículo for apresentado com o motor muito sujo na vistoria, poderá ser reprovado, com a exigência de que o dono leve o carro para nova vistoria com o motor limpo. A argumentação desta medida se sustenta através do prejuízo na hora de avaliar um veículo sobre possíveis vazamentos de óleo e outros problemas. É comum que os motoristas não se preocupem com este tipo de coisa, e acabem se deparando com essa “surpresa”.

    Geralmente, os lavadores de carros garantem que não há nenhum problema em limpar o motor, pelo contrário. O motor excessivamente sujo certamente é um motor que é danificado diariamente pelo atrito das partículas de poeira em seu interior. Por isso, lavar o motor pode ser vantajoso a depender do tempo de uso do veículo, tanto pela sua saúde como também para cumprir com essa exigência do DETRAN. Porém, lavar excessivamente o motor realmente pode trazer alguns danos. Assim, é recomendável que você tope lavar o motor após algum tempo de uso, especialmente se você transita muito em zona rural. Mas para isso, contrate alguém de sua confiança, peça referências e assegure-se de que o profissional toma todos os cuidados na lavagem. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o fabricante e informe-se melhor a respeito, antes de mandar lavar.

    Como evitar que o motor se suje? Conheça as melhores alternativas em filtro de ar para o seu veículo

    É comum que os motores se sujem devido a algumas falhas dos filtros de ar comuns ou filtros especiais pouco restritivos. É recomendável que o filtro de ar seja trocado de acordo com a sua necessidade, especialmente se você trafega em um ambiente com a presença de poeira em excesso. A principal função do filtro de ar é permitir a entrada de ar limpo para que a combustão ocorra. Os filtros originais de papel cumprem com essa função enquanto estão novos (apesar de serem restritivos em excesso). A melhor recomendação em termos de filtro de ar especial são os filtros especiais INflow - que são feitos de poliuretano e com material de filtragem que consegue balancear a restrição de ar e a filtragem da forma mais vantajosa para o veículo, buscando sempre proporcionar a mistura ideal para a combustão. Os filtros INflow também possuem outras vantagens: são laváveis, reutilizáveis e quase 100% recicláveis. Assim, você pode trafegar tranquilo e não precisa se preocupar tão cedo com a limpeza do motor. Se você quer saber qual é a melhor indicação para o seu veículo, acesse este link e descubra qual é o modelo que trará mais benefícios para o seu motor.

  • Filtro de ar do motor, filtro de óleo e filtro do ar condicionado - saiba o que é importante para manter a saúde do seu veículo

    Você pode pensar que é impossível que alguém possa confundir os três tipos de filtros, mas cuidado - a mecânica pode ser um desafio para alguns motoristas. Isso se explica pelo fato de que nem todo mundo é interessado em saber a respeito do funcionamento do próprio veículo. Tudo o que importa é que ele funcione e que cumpra com a proposta pela qual foi comprado. No entanto, por mais que seja extremamente comum que alguns motoristas não saibam absolutamente nada a respeito do funcionamento mecânico dos seus veículos, a conscientização a respeito do cuidado com alguns componentes é sempre válida, sendo o principal objetivo deste artigo.

    O fabricante fornece a todos os motoristas as instruções necessárias para o bom funcionamento do veículo e sua manutenção simples a longo prazo. No entanto, essas informações podem estar nos manuais de instruções e poucos se atentam a parar um segundo para dar uma olhada neles. É certo que temos motoristas mais apaixonados por mecânica que avaliam e estudam o aspecto mecânico do veículo de acordo com o tempo de utilidade, de uma forma minuciosa. Porém, esse tempo e disposição está muito longe de ser para todos. Entre um e outro, o ideal é se atentar para aquilo que pode te deixar na mão em um dia qualquer ou danificar gravemente partes importantes como o motor do seu carro, por exemplo. Saber o suficiente para conservar o seu carro pode te salvar de algumas adversidades e também aliviar o seu bolso.

    Distinção dos três tipos de filtros

    O filtro de ar do motor é essencial para que o carro se locomova às custas do ar e do combustível. Afinal, os dois componentes geram a combustão do motor e fazem o veículo se movimentar devidamente. O desafio do filtro de ar é fazer com que o ar entre limpo no motor e em quantidades suficientes para que a combustão ocorra mediante uma mistura ideal de combustível e ar. A troca semestral ou anual do filtro é extremamente necessária, tanto pela economia de combustível quanto para evitar que o motor funcione de forma inferior ao esperado ou fique danificado pela sujeira. É possível também aumentar o desempenho do veículo, modificar o seu ronco e obter uma considerável economia de combustível a longo prazo através da troca do filtro de ar comum por um filtro especial, como os filtros INflow da Trytech.

    O filtro do ar condicionado possui função semelhante, porém com relação ao ar condicionado e ao ambiente no interior do veículo. O filtro de ar retém as impurezas do ar antes que este adentre o veículo, garantindo a devida oxigenação e refrigeração para os passageiros e motoristas. O filtro de ar também deve ser trocado periodicamente, especialmente quando se trafega em terrenos com grande incidência de poeira. Sentir mau cheiro ao ligar o ar condicionado ou um baixo desempenho do mesmo pode ser um sinal de que é hora de fazer a troca.

    O filtro de óleo, por sua vez, deve também ser trocado a uma frequência semestral ou a cada 10.000 km rodados. Ele garante que o óleo lubrificante do motor esteja livre de impurezas e que o mesmo não seja danificado durante a lubrificação. O valor dessa troca em um carro 1.0 pode custar cerca de 150 reais, a depender do local que realiza a troca e do tipo de marca e produto.

  • Filtro de ar do motor, filtro de óleo e filtro do ar condicionado - saiba o que é importante para manter a saúde do seu veículo

    Você pode pensar que é impossível que alguém possa confundir os três tipos de filtros, mas cuidado - a mecânica pode ser um desafio para alguns motoristas. Isso se explica pelo fato de que nem todo mundo é interessado em saber a respeito do funcionamento do próprio veículo. Tudo o que importa é que ele funcione e que cumpra com a proposta pela qual foi comprado. No entanto, por mais que seja extremamente comum que alguns motoristas não saibam absolutamente nada a respeito do funcionamento mecânico dos seus veículos, a conscientização a respeito do cuidado com alguns componentes é sempre válida, sendo o principal objetivo deste artigo.

    O fabricante fornece a todos os motoristas as instruções necessárias para o bom funcionamento do veículo e sua manutenção simples a longo prazo. No entanto, essas informações podem estar nos manuais de instruções e poucos se atentam a parar um segundo para dar uma olhada neles. É certo que temos motoristas mais apaixonados por mecânica que avaliam e estudam o aspecto mecânico do veículo de acordo com o tempo de utilidade, de uma forma minuciosa. Porém, esse tempo e disposição está muito longe de ser para todos. Entre um e outro, o ideal é se atentar para aquilo que pode te deixar na mão em um dia qualquer ou danificar gravemente partes importantes como o motor do seu carro, por exemplo. Saber o suficiente para conservar o seu carro pode te salvar de algumas adversidades e também aliviar o seu bolso.

    Distinção dos três tipos de filtros

    O filtro de ar do motor é essencial para que o carro se locomova às custas do ar e do combustível. Afinal, os dois componentes geram a combustão do motor e fazem o veículo se movimentar devidamente. O desafio do filtro de ar é fazer com que o ar entre limpo no motor e em quantidades suficientes para que a combustão ocorra mediante uma mistura ideal de combustível e ar. A troca semestral ou anual do filtro é extremamente necessária, tanto pela economia de combustível quanto para evitar que o motor funcione de forma inferior ao esperado ou fique danificado pela sujeira. É possível também aumentar o desempenho do veículo, modificar o seu ronco e obter uma considerável economia de combustível a longo prazo através da troca do filtro de ar comum por um filtro especial, como os filtros INflow da Trytech.

    O filtro do ar condicionado possui função semelhante, porém com relação ao ar condicionado e ao ambiente no interior do veículo. O filtro de ar retém as impurezas do ar antes que este adentre o veículo, garantindo a devida oxigenação e refrigeração para os passageiros e motoristas. O filtro de ar também deve ser trocado periodicamente, especialmente quando se trafega em terrenos com grande incidência de poeira. Sentir mau cheiro ao ligar o ar condicionado ou um baixo desempenho do mesmo pode ser um sinal de que é hora de fazer a troca. O filtro de óleo, por sua vez, deve também ser trocado a uma frequência semestral ou a cada 10.000 km rodados. Ele garante que o óleo lubrificante do motor esteja livre de impurezas e que o mesmo não seja danificado durante a lubrificação. O valor dessa troca em um carro 1.0 pode custar cerca de 150 reais, a depender do local que realiza a troca e do tipo de marca e produto.

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