Bem-vindo(a) a Filtros Inflow

Bem-vindo(a) a Filtros Inflow

Últimos Adicionados

Nenhum produto no carrinho.

Por que o combustível subiu? Entenda os mecanismos que afetam o custo do seu transporte

A alta do combustível no Brasil tem revoltado muitos motoristas, gerado greves por parte de transportadoras e aumentado as despesas diárias de milhões de pessoas que dependem do seu veículo para garantir o seu sustento ou mesmo para ir para o trabalho todos os dias. Por isso, o valor dos combustíveis pode ser considerado como um assunto bastante delicado e é válido que o consumidor saiba o motivo pelo qual está acontecendo.

O cenário de instabilidade política e econômica dos últimos anos no país gerou alguns problemas relacionados ao equilíbrio das contas públicas. Assim, o novo governo tem buscado alternativas para aumentar a arrecadação, numa tentativa de reequilibrar essas contas. Para tanto, aumentou o tributo sobre o combustível ao máximo permitido em lei, como esclareceu o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. Além disso, houve novo reajuste em função do Furacão Harvey, que atingiu refinarias no Golfo do México, fechando suas portas e afetando diretamente o preço do barril de petróleo, levando o litro de combustível no Brasil a valores altíssimos.

Deixando de lado debates políticos, é preciso pensar em soluções para lidar com a nova realidade de preços. Afinal, medidas para economizar são sempre bem-vindas e há algumas dicas interessantes que devem ser seguidas para garantir, ao menos, que o gasto não seja assim tão expressivo e que o reajuste afete o mínimo possível o seu bolso.

Abasteça em locais confiáveis

Combustíveis adulterados são, infelizmente, uma realidade bastante comum no Brasil. O consumidor deve escolher levar o seu veículo para abastecer em postos chamados bandeirados, que são vinculados às melhores empresas. Nesses postos, a procedência do combustível é assegurada.

Troque o filtro de ar do motor

Circular por aí com o filtro de ar sujo representa um significativo desperdício de combustível, sem mencionar os malefícios que isso causa ao motor. Portanto, siga as recomendações da sua concessionária e troque o filtro periodicamente. Uma boa opção é trocar o filtro de ar original por um filtro especial, a fim de garantir maior economia, ganho de desempenho e outros benefícios.

Vá devagar!

Respeitar os limites de velocidade, não apenas garantem a sua segurança e a de quem está em seu veículo, mas também ajudam a economizar. Acelerar o tempo todo e manter velocidades excessivamente altas durante o trajeto não representa um bom custo-benefício, já que exige do veículo um desempenho constante além do que ele foi projetado para ter. Pisar fundo pode também pesar no seu bolso.

Evite o excesso de peso

Ora, o combustível é a fonte de energia da qual o seu carro se utiliza para se deslocar, certo? Portanto, quanto mais peso há no veículo, mais energia será necessária para que ele se desloque. Se você é o tipo de pessoa que carrega a casa dentro do carro, repense este hábito! Aliviar o peso do veículo pode aliviar o gasto. O mesmo vale para quem tem costume de andar sempre de tanque cheio - o excesso de combustível demora a ser utilizado e o peso pode ultrapassar 30 kg a mais que você carrega sem nenhuma necessidade.

Deixe uma resposta